domingo, 24 de junho de 2012

Santos Populares

Entre o S.João, o St.º António e o S.Pedro não sei qual será o meu santo de eleição.
Ainda há pouco tempo o P.acusou-me de ser lisboeta, disse que eu não gostava de francesinhas, que não achava piada ao São João por causa das marteladas e eu ainda o lembrei que digo "dez para o meio-dia".
Pensava ele que ao acusar-me de ser lisboeta me estava a insultar ao que lhe disse que até preferia mesmo ser lisboeta. 
Gosto de Lisboa pelas pessoas, pelos lugares, por ser a cidade em que tudo acontece, gosto de Lisboa por ser uma cidade moderna, cheia de lugares onde passar os tempos livres, por ter um Rossio e uma Avenida da Liberdade, por ter Starbucks e pastéis de Belém, por ter Cascais, por ser fashion, gosto de Lisboa pelas pessoas bonitas que por lá andam, por ter movimento, por ser para mim a Mini Apple de Portugal.
No que toca a santos acho que também prefiro o Santo António de Lisboa, é muito mais bonito ver as marchas do que passar uma noite inteira a levar com martelos na cabeça e alho porro no nariz! É que me mete cá uns nervos! 
Eu não vos conheço de lado nenhum, nunca vos vi mais gordos e vocês vão todos lançados com um martelo à minha cabeça! Olha que grande porra!? Ainda tem a lata de ser começarem a rir! Como diz o outro "Quem vos desse com um pano encharcado, um snack bar nas trombas era pouco!"
Mas gosto de passar o São João com amigos, com jantaradas e sangrias, é pena que ainda não tenha conseguido passar nenhum assim mas pode ser que seja para o ano ou assim. O mais perto de passar com amigos aconteceu quando eu era adolescente e as aulas já tinham acabado! Abre para o São João e chegar tarde a casa! Era a loucura! Chegar às duas da manhã, ir ver o fogo de artificio, procurar "aquele" rapaz e meter conversa com tantos outros. Ou então comprar quarenta e oito minis e enterra-las na praia porque não conseguíamos andar ou dançar com sacas de minis. Adolescência...
A seguir segue-se o São Pedro, gosto sempre de ir até à Póvoa e ver multidões de gente em tudo quanto é ruelas e becos sem saída, gosto de ver as fogueiras e as sardinhas assadas à porta de casa e oferecidas a quem passa. 
Apesar de não ter um santo de eleição gosto de cada um à sua maneira e assim também os celebro aos três! 


Sem comentários: